Treinamentos e Palestras

Nossas palestras e workshops são desenvolvidos a partir de temas centrais, a saber: liderança, inteligência emocional, carreira, imagem, coaching e suas modalidades, gerenciamento de tempo, planejamento pessoal, aposentadoria, resolução de conflitos, gestores iniciantes, criatividade e inovação, modelo business partner.

Os Workshops, Palestras e Seminários promovidos pelo Núcleo de Educação e Desenvolvimento da Consulting CG podem ser realizados em turmas abertas* ou In Company, totalmente customizados a partir da identificação de suas necessidades e da verificação da linguagem mais aderente à sua cultura organizacional.

Você e/ou sua empresa não estão no Rio de Janeiro? Consulte-nos! A Consulting CG vai até você, na sua cidade!

* Turmas sujeitas a número mínimo de participantes.

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EXECUTIVA EM LIDERANÇA

Nossa proposta é atualizar e capacitar empresários e executivos em conceitos e processos que impactam diretamente a competitividade e lucratividade das empresas de todo o mundo.

O Programa foi formatado para capacitar os participantes para o exercício da liderança, com foco nos temas mais demandados pelos líderes atuais: Lidar com adversidades, gerenciar múltiplos fatores de stress, manter o foco e o equilíbrio emocional, desenvolver pessoas, resolver conflitos, competências de inteligência emocional , comunicação e feedback .

A metodologia usada para trabalhar o conteúdo envolve a explanação dos principais conceitos teóricos, exposição interativa com aplicação de atividades e práticas individuais e em grupo, vídeos, estudo de casos e aplicação de técnicas de coaching executivo e de equipes.

Os módulos do programa Capacitação Executiva em Liderança podem ser realizados de forma independente ou combinados conforme a necessidade do contratante.

  • MÓDULO 1: Liderança e Desenvolvimento de Equipes no Século XXI: quem está preparado para ser promovido?
  • Duração: 8 horas

    Lidar com adversidades, gerenciar múltiplos fatores de stress, manter o foco e o equilíbrio emocional, desenvolver pessoas, resolver conflitos. Workshop (atividades práticas com aplicação de técnicas de coaching).

    PROGRAMA:
    Aula I – Liderança O que é liderança
    A diferença entre líder e liderança
    Liderança como um processo: finalidade da Liderança e os níveis de responsabilidade
    Tarefas do líder em relação a pessoas (controle e desenvolvimento
    ) Responsabilidade e “accountability”
    Liderança e Gerenciamento
    Liderança no dia a dia: Dimensões da liderança no dia a dia: comportamentos e melhores práticas (alta performance e liderança).
    Liderança e Inteligência emocional
    Ferramentas do século XXI

    Aula II– Desenvolvimento de Equipes Grupo de trabalho X Equipe
    O ciclo de vida da equipe & equipes virtuais
    Hersey & Blanchard - Liderança Situacional
    Delegação
    Desenvolvimento individual X desenvolvimento da equipe
    Competência: conceitos, dimensões e ferramentas de desenvolvimento
    O que o mercado não aceita em postos de liderança


  • MÓDULO 2: Liderança e Excelência na Comunicação: lidando com a equipe
  • Duração: 8 horas

    Gerenciar conflitos, manter a equipe no foco, gerenciar stress e manter o equilíbrio emocional. Inclui atividades práticas com aplicação de técnicas de coaching

    PROGRAMA:
    1. Comunicação: conceito e elementos
    2. Comunicação no trabalho: a oficial e a informal
    3. Comunicação interna: processos e pessoas
    4. Aspectos organizacionais para comunicar de forma eficaz
    5. Aspectos comportamentais para comunicar de forma eficaz
    6. Competências comportamentais: impacto no resultado
    7. Liderança e Inteligência Emocional
    8. Ferramentas para o líder do século XXI
    9. O ser humano e a competência comunicação: “positive behaviors”
    Debate: Comportamento do líder: o impacto dos comportamentos de cada líder nos outros (pares e equipes) e como isso afeta o resultado esperado - Filme e debate
    Prática: Comunicação com a equipe

    Atividade 1: Feedback
    Prática em 03 rodadas com observador/líder e liderado – treinar a técnica e treinar como dar e receber feedbackreal de desempenho.

    Atividade 2: Aplicação da Técnica da Roda das Competências
    Como construir e aplicar a roda à equipe
    Como identificar as competências-chave de comunicação para o seu negócio
    Como criar indicadores e avaliar o desempenho das competências-chave
    Como traçar metas estratégicas
    Como selecionar as metas de competência da equipe

    Atividade 3: Desenvolvimento Individual
    Self-assessment das competências de comunicação
    Meta de desenvolvimento
    Geração de Plano de Ação

  • MÓDULO 3: Gestão e desenvolvimento de pessoas
  • Duração: 16 horas

    Lidar com adversidades, gerenciar múltiplos fatores de stress, manter o foco e o equilíbrio emocional, desenvolver pessoas, resolver conflitos. Workshop (atividades práticas com aplicação de técnicas de coaching).

    PROGRAMA:
    O que é Gestão de Pessoas de acordo com os fundamentos da administração de pessoas;
    A atividade de gestão: atividades de controle & atividades de desenvolvimento;
    As dimensões da competência;
    Performance nas dimensões : técnica, comportamental e contextual;
    Desenvolvimento de Pessoas e sua relação com os demais subsistemas de gestão de pessoas;
    Mudança de Foco: o RH no Modelo Business Partner;
    Ferramentas: treinamentos, assessments, avaliações de desempenho, coaching (executivo e de equipes), reuniões de feedback, mentoring etc.
    Uso das ferramentas : visão de curto prazo x visão de longo prazo; o impacto do uso de ferramentas no lugar de estratégias de retenção e de Sucessão;
    O efeito do desenvolvimento de pessoas sobre estratégias de retenção, sucessão e R&S;
    Programas de desenvolvimento & Planos de desenvolvimento individuais;
    O uso eficaz de ferramentas em processos de R&S;
    ROI (Return on Investment)

  • Power Talk
  • Palestras in company sobre temas relacionados a diversidade, resiliência e carreira, para criar a conscientização de mulheres (e homens) sobre equidade de gênero, como lidar com diversidade (de gênero, de orientação sexual, de raça, de culturas/nacionalidades) na equipe, como vencer barreiras na carreira relacionadas a questões de gênero.

    Informações: Clique Aqui

  • Resiliência e Inteligência emocional – o que é isso, afinal?
  • Duração: 90 minutos + 30 minutos para perguntas

    No mundo do trabalho, a resiliência tornou-se um diferencial. O foco tradicional da sociedade, nesse campo, tem recaído sobre o desenvolvimento de habilidades técnicas e intelectuais nas muitas áreas do conhecimento e do mercado.

    Elas são, de fato, base indispensável para qualquer profissional atuar na vida competitiva. O aumento da disponibilidade de informação, assim como o número cada vez maior de gente especializada, criou, contudo, uma situação nova: muitas pessoas possuem formação técnica e intelectual.

    A diferença entre elas passa a ter dimensão pessoal, nos planos mental e emocional.

    Informações: Clique Aqui

  • Liderança: da estratégia à ferramenta
  • Duração: 90 minutos + 30 minutos para perguntas

    “Eu sou ótimo no que faço, o problema é o meu chefe.”
    “Gerir pessoas?! Ninguém sabe o que eu passo no dia a dia!”.

    Você costuma ouvir isso com freqüência? E as relações entre gestores e RH te deixam em dúvida se eles são parceiros ou vizinhos briguentos, sem saber, afinal, qual é o papel do RH e do gestor?

    Então, venha conhecer alguns aspectos de desenvolvimento de liderança e das relações entre líderes, liderados e profissionais de RH e conhecer soluções para substituir estas reclamações.

    - Informações: Clique Aqui

  • Profissionais liberais em posição de gestão: uma nova carreira?
  • Duração: 90 minutos + 30 minutos para perguntas

    Médicos, dentistas, jornalistas, arquitetos, engenheiros, fonoaudiólogos, psicólogos, publicitários, entre outros, assumem posições de liderança da noite para o dia ou decidem ter seus próprios negócios, sem se dar conta que estão assumindo novos papéis sem desenvolver as habilidades necessárias.

    Acabam aprendendo na prática, a custa de prejuízos, desgastes emocionais e desperdício de recursos.

    Venha saber o que está em jogo nestas mudanças e conhecer as possibilidades de se preparar e se desenvolver para o exercício de novos papéis.

    - Informações: Clique Aqui

  • Qualidade de Vida: qual é a sua parte?
  • Duração: 90 minutos + 30 minutos para perguntas

    Qualidade de vida é um conceito difundido de forma distorcida.

    As pessoas tendem a acreditar que qualidade de vida acontece FORA do trabalho, como se o trabalho fosse um castigo.

    A qualidade de vida está diretamente relacionada com o grau de satisfação dos indivíduos em relação aos múltiplos aspectos de suas vidas. Venha conhecer aspectos importantes que estão exclusivamente sob seu controle.

    - Informações: Clique Aqui

  • Coaching – O que é Coaching?
  • Duração: 90 minutos + 30 minutos para perguntas

    Você sabe em que situações um coach pode lhe ajudar?

    Sabe a diferença entre coaching executivo e coaching de carreira?

    Sabe a diferença entre coaching, mentoring e aconselhamento?

    Sabe em que situações um membro de sua equipe pode se beneficiar de um processo de coaching?

    - Informações: Clique Aqui

  • O Poder da sua Imagem
  • Duração: 90 minutos + 30 minutos para perguntas (1)

    Além de aspectos ligados à aparência, determinadas atitudes modelam a imagem profissional e pessoal do indivíduo, levando-o ao sucesso ou ao fracasso e ao risco de manter-se sob rótulos que o afastam de seus objetivos.

    Duração: 120 minutos + 30 minutos para perguntas (2)

    **Nesta palestra podemos incluir a participação de renomado profissional de beleza, dando dicas de vestuário e maquiagem por meio de apresentação com ppt ou com a opção de transformação ao vivo (modelo remunerada à parte).

    - Informações: Clique Aqui

  • Sucessão: desenvolvendo líderes
  • Duração: 90 minutos + 30 minutos para perguntas

    Sua empresa usa as mais modernas ferramentas de desenvolvimento, mas a produtividade de sua equipe continua deixando a desejar em razão de problemas que vão desde competências técnicas a problemas de relacionamento interpessoal, passando por um inacreditável turn-over entre funcionários com menos de 01 ano na empresa?

    As ferramentas parecem só fazer efeito no resto do mercado, e você ainda não entendeu bem porque tanto investimento em desenvolvimento de pessoas e nada sai do lugar?

    - Informações: Clique Aqui

  • Sucessão além da trilha de carreira: qual é o papel do RH?
  • Duração: 90 minutos + 30 minutos para perguntas

    Por que trilhas de carreira bem estruturadas não atraem e nem retêm mais as pessoas nas organizações?

    Longo prazo X Curto Prazo: o que acontece quando processos de sucessão são construídos aparte do fator sustentabilidade?

    Que ações de desenvolvimento são chave nos processos de sucessão?

    Como o RH pode atuar junto aos gestores e profissionais assegurar o retorno do investimento nas ações de treinamento e desenvolvimento?

    - Informações: Clique Aqui

  • Capital humano e longevidade: apagão de talentos ou falta de visão?
  •      Duração: 90 minutos + 30 minutos para perguntas

    O debate em torno do aproveitamento de profissionais seniores (45 anos ou mais) vem se acirrando nas redes sociais e principais veículos de mídia especializada.

    O pilar principal das discussões é conhecimento e legado e o papel dos profissionais que foram descartados do mercado de trabalho por conta de sua idade, na gestão destes dois ativos vitais para as organizações.

    Como dar o primeiro passo em direção a mudar este cenário? Quais são as proposições de mudança de fato eficazes e como construí-las na sua empresa?

    - Informações: Clique Aqui

  • Gestão de pessoas: o que está em jogo no dia a dia?
  •      Duração: 90 minutos + 30 minutos para perguntas

    O dia a dia de gestores e profissionais de RH é recheado de situações que mostram como é necessária uma forte integração entre os profissionais de RH e os gestores.

    Por exemplo, na hora de contratar um funcionário novo, o RH apresenta um perfil que o gestor sabe que não é exatamente o que precisa, mas não sabe como traduzir sua necessidade para o RH; ou no momento de preparar planos de desenvolvimento individuais, o gestor sente falta de acesso às informações sobre ferramentas e o profissional de RH de conhecer melhor os processos de negócio.

    - Informações: Clique Aqui

  • Aposentadoria
  •      Duração: 90 minutos + 30 minutos para perguntas

    A aposentadoria não precisa ser um processo doloroso, de perda ou ruptura.

    Ao contrário, uma oportunidade de reforçar o nosso legado, descobrir talentos, desenvolver novas habilidades, rever horizontes e concretizar aspirações.

    - Informações: Clique Aqui

      • Ciclo Vida Longa: De Olho no Futuro –
        Pré-inscrição aberta

      • Tipo: Workshop e Debate        Duração: 07 horas

        Coach: Cristina Goldschmidt, PCC/ICF

        Dois eventos para discutir o aumento da expectativa de vida no planejamento da carreira, finanças, saúde de pessoas, empresas e comunidades, analisando a resiliência e as oportunidades de negócios futuros.

        - Pré-inscrição: Clique Aqui

        - Informações: Clique Aqui

      • Ciclo Mulheres e Seus Mundos

      • Tipo: Workshop e Debate        Duração: 07 horas

        Coach: Cristina Goldschmidt, PCC/ICF

        Uma série de eventos criada para discutir o papel da mulher na atualidade e assuntos relacionados ao seu papel na vida e no mercado de trabalho.
      • Aposentadoria e longevidade: maturidade, trabalho e novos desafios.

      • Tipo: Oficina com atividades de coaching        Duração: 04 horas

        Coach: Cristina Goldschmidt, PCC/ICF

        A aposentadoria não é o fim da sua vida profissional e não precisa ser um processo doloroso, de perda ou ruptura.

        Ao contrário, uma oportunidade de reforçar o nosso legado, descobrir talentos, desenvolver novas habilidades, rever horizontes e concretizar aspirações.


        - Informações: Clique Aqui

      • Carreira, Mercado e escolha: Lidere-se!

      • Tipo: Oficina para desenvolvimento de carreira        Duração: 14 horas / 03 Etapas de 04 horas (em grupo) / 01 etapa de 02 horas (individual - coaching).

        Coach: Cristina Goldschmidt, PCC/ICF

        Etapa 1

        1. Conhecimento: Carreira, mercado, escolhas e vida pessoal, self-awareness
        2. Networking: o que é, como fazer, ferramentas
        3. Imagem & autocuidado
        4. Redes Sociais
        5. Plano de Ação

        Etapa 2

        1. O significado do trabalho
        • Satisfação e superação de desafios
        • Como lidar com desafios
        • Inteligência Emocional
        • Mudança: dificuldade de mudança
        • Alto desempenho


        2. Significado em ação (plano de ação)

        Etapa 3

        1. Área profissional
        Metas
        Roda das Competências
        Plano de Ação

        Etapa 4 - Individual

        1. Meta de carreira

        Aplicação do MPP (Assessment de Maturidade Pessoal e Profissional) com devolutiva

        Plano de Ação

        Opcional (não incluído no investimento): continuar o desenvolvimento individualmente com mais 04 encontros de coaching.

        Grupos de até 20 pessoas




        - Informações: Clique Aqui

      • Metas - 2017 em ação!
      • Tipo: Oficina com atividades de coaching            Duração: 04 horas

        Coach: Cristina Goldschmidt, PCC/ICF

        Quais são suas aspirações? Todo final de ano fazemos o mesmo: a lista de desejos, que inclui sonhos, projetos, mudanças, etc. Começa o ano e esquecemos a lista que fizemos. Desejos podem se transformar em projetos com metas claras, que podem ser realizadas e mantidas. Venha entender como planejar, executar, manter e desafiar-se a querer mais!

        - Inscrições: Clique Aqui


      • PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO EXECUTIVA EM LIDERANÇA (40 horas)

        Os módulos do programa Capacitação Executiva em Liderança podem ser realizados de forma independente ou combinados conforme a necessidade do contratante.

      • MÓDULO 1: Liderança e Desenvolvimento de Equipes no Século XXI: quem está preparado para ser promovido?
      • Duração: 08 horas

        Lidar com adversidades, gerenciar múltiplos fatores de stress, manter o foco e o equilíbrio emocional, desenvolver pessoas, resolver conflitos. Workshop (atividades práticas com aplicação de técnicas de coaching).

        PROGRAMA:

        Aula I – Liderança

        - O que é liderança
        - A diferença entre líder e liderança
        - Liderança como um processo: finalidade da Liderança e os níveis de responsabilidade
        - Tarefas do líder em relação a pessoas (controle e desenvolvimento)
        - Responsabilidade e “accountability”
        - Liderança e Gerenciamento
        - Liderança no dia a dia: Dimensões da liderança no dia a dia: comportamentos e melhores práticas (alta performance e liderança).
        - Liderança e Inteligência emocional
        - Ferramentas do século XXI

        Aula II – Desenvolvimento de Equipes

        - Grupo de trabalho X Equipe
        - O ciclo de vida da equipe & equipes virtuais
        - Hersey & Blanchard - Liderança Situacional
        - Delegação
        - Desenvolvimento individual X desenvolvimento da equipe
        - Competência: conceitos, dimensões e ferramentas de desenvolvimento
        - O que o mercado não aceita em postos de liderança

        - Informações: Clique Aqui

      • MÓDULO 2: Liderança e Excelência na Comunicação: lidando com a equipe
      • Duração: 08 horas

        Gerenciar conflitos, manter a equipe no foco, gerenciar stress e manter o equilíbrio emocional. Inclui atividades práticas com aplicação de técnicas de coaching.

        PROGRAMA:

        1. Comunicação: conceito e elementos
        2. Comunicação no trabalho: a oficial e a informal
        3. Comunicação interna: processos e pessoas
        4. Aspectos organizacionais para comunicar de forma eficaz
        5. Aspectos comportamentais para comunicar de forma eficaz
        6. Competências comportamentais: impacto no resultado
        7. Liderança e Inteligência Emocional
        8. Ferramentas para o líder do século XXI
        9. O ser humano e a competência comunicação: “positive behaviors”

        Debate: Comportamento do líder: o impacto dos comportamentos de cada líder nos outros (pares e equipes) e como isso afeta o resultado esperado - Filme e debate
        Prática: Comunicação com a equipe

        Atividade 1: Feedback
        Prática em 03 rodadas com observador/líder e liderado – treinar a técnica e treinar como dar e receber feedback real de desempenho.

        Atividade 2: Aplicação da Técnica da Roda das Competências
        Como construir e aplicar a roda à equipe
        Como identificar as competências-chave de comunicação para o seu negócio
        Como criar indicadores e avaliar o desempenho das competências-chave
        Como traçar metas estratégicas
        Como selecionar as metas de competência da equipe

        Atividade 3: Desenvolvimento Individual
        Self-assessment das competências de comunicação
        Meta de desenvolvimento
        Geração de Plano de Ação


        - Informações: Clique Aqui

      • MÓDULO 3: Gestão e desenvolvimento de pessoas
      • Duração: 16 horas



        PROGRAMA:

        - O que é Gestão de Pessoas de acordo com os fundamentos da administração de pessoas;
        - A atividade de gestão: atividades de controle & atividades de desenvolvimento;
        - As dimensões da competência;
        - Performance nas dimensões : técnica, comportamental e contextual;
        - Desenvolvimento de Pessoas e sua relação com os demais subsistemas de gestão de pessoas;
        - Mudança de Foco: o RH no Modelo Business Partner;
        - Ferramentas: treinamentos, assessments, avaliações de desempenho, coaching (executivo e de equipes), reuniões de feedback, mentoring etc.
        - Uso das ferramentas : visão de curto prazo x visão de longo prazo; o impacto do uso de ferramentas no lugar de estratégias de retenção e de Sucessão;
        - O efeito do desenvolvimento de pessoas sobre estratégias de retenção, sucessão e R&S;
        - Programas de desenvolvimento & Planos de desenvolvimento individuais;
        - O uso eficaz de ferramentas em processos de R&S;
        - ROI (Return on Investment)

        - Informações: Clique Aqui

      • Gestão de Pessoas para Gestores
      • Duração: 32 horas

        PROGRAMA:

        Módulo 1 (8 horas)
        - Gestão de Pessoas : o que está em jogo no dia a dia.
        - A estrutura da Gestão de RH e os papéis do RH
        - Novas competências: tarefas X pessoas
        - O atual cenário;
        - O processo de mudança.
        - Mudança de Foco: o modelo Business Partner;
        - O RH no Modelo Business Partner: pessoas, processos, ferramentas e infraestrutura.

        Módulo 2 (8 horas)
        - As pessoas e o processo de mudança: principais aspectos de change management;
        - Perfil do gestor: entendendo as competências técnicas, comportamentais e contextuais;
        - Talent Management e sucessão.

        Módulo 3 (16 horas)
        - As Ferramentas: assessments, coaching, mentoring, treinamentos, integração, lições aprendidas, avaliações de desempenho;
        - Ferramentas & Finalidades: retenção, sucessão, desenvolvimento (pessoas & processos), R&S;
        - Como fazer: assess, objetivos/metas, plano de ação, indicadores de progresso.

        - Informações: Clique Aqui

      • O Modelo Business Partner
      • Duração: 32 horas

        PROGRAMA:

        Módulo 1 (20 horas)
        - A estrutura da Gestão de RH e os papéis do RH;
        - Mudança de Foco: o modelo Business Partner;
        - RH no Modelo Business Partner (os canais e fluxos);
        - Atual cenário: as pessoas e o processo de mudança;
        - Perfil do Business Partner: entendendo as competências técnicas, comportamentais e contextuais;
        - As Ferramentas: assessments, coaching, mentoring, treinamentos, integração, lições aprendidas, avaliações de desempenho;
        - Ferramentas & Finalidades: retenção, sucessão, desenvolvimento, R&S;
        - Como fazer: assess, objetivos, plano de ação indicadores de progresso (as quatro fases de transformação do RH).

        Módulo 2 (12 horas)
        - Planejamento Estratégico: fundamentos
        - Introdução ao Gerenciamento de Projetos
        - Prática: os projetos do RH Business Partner

        Carga Horária: 32 horas.
        Público alvo: Profissionais da área de RH e gestores em geral.
        Metodologia: Aulas expositivas e exercícios práticos

        - Informações: Clique Aqui

      • Eu e o trabalho: o que está em jogo no dia a dia?

      • Tipo: Workshop        Duração: 4 horas ou 8 horas

        Sensibilizar as pessoas, em posições de liderança ou não, sobre a importância de seus processos individuais de desenvolvimento, tanto no que tange as relações inerentes ao ambiente de trabalho e à área profissional, quanto no que tange as demais áreas de suas vidas (lazer, familiar, financeira, emocional, relacionamento íntimo, espiritual, relacionamento social, intelectual e física).

        Motivar os participantes a usarem suas potencialidades para vencer desafios, quebrar paradigmas e abandonar o medo em busca da excelência humana.

        Criar um ambiente capaz de despertar a importância de desenvolver competências pessoais/profissionais.

        - Informações: Clique Aqui





    Por meio de ferramentas utilizadas no processo de coaching, além de reflexões para rever os papéis femininos, vamos promover um movimento de integração das diferentes áreas da vida (Roda da Vida), transformando os insights de cada sujeito em ações objetivas, específicas e realistas.

    Workshop - turma aberta ou in company.

    - Informações: Clique Aqui

    Coaching de Grupo para Mulheres Gestoras.

    - Informações: Clique Aqui